quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Artesanal - Engesa Cascavel MKI " Magro"

O Modelo :
O desejo de todo entusiasta em militaria nacional é poder ter em sua coleção modelos da Engesa, como não fujo a regra busquei humildemente reproduzir a primeira versão do Cascavel chamado popularmente de " Magro ", por assim apresentar um canhão de 37 mm ao invés do 90 mm presente nas versões posteriores.
Para este projeto partimos de uma versão artesanal que é comercializada no Mercado Livre, que obviamente foi inspirada no excelente modelo em resina da Eletric Products, o kit em si possui o casco solido e mais 39 peças em resina , para a referida conversão fizemos uso dos componentes da torre do modelo M-3A1 Stuart da Academy composto por 19 peças em estireno.
Basicamente a conversão é muito simples, pois tirando alguns detalhes o casco é muito similar entre as duas versões, bastando apenas fechar os compartimento laterais dos jerry cans, alterar disposição dos faróis pois nesta versão o mesmo emprega sistema ótico externo ao contrários dos frontais embutidos.
 
A torre deve ser montada inicialmente conforme a planta original da Academy, porém o prolongamento adicionado no formato original que tinha por objetivo abrigar o sistema de rádio, deve ser feito em scratch, empregando plasticard seguindo as dimensões aproximada obtidas em fotos de época, muita massa plástica e lixa deve ser empregada até se obter o acabamento necessário. Como sugestão o gradil da torre pode se feito com grampos de papel unidos com cola super bonder.
 
 
Para finalizar a conversão deve-se incluir um suporte para o sistema de rotação da torre para assim aproveitar o encaixe original do modelo em resina.
 
Instruções :
 
O modelo em resina vem com instruções básicas, porém a facilidade de montagem dispensa este manual, basicamente o modelista deve empregar referências encontrar em publicações na internet.
 
Decais :
 
Empregamos os excelentes decais da Eletric Products na escala 1/35 que possui as marcações genéricas dos veículos do EB neste época.
 
 
Conclusões :
 
Trata-se de uma conversão simples e o todo o esforço e carga horária empregada compensam o resultado final de se ter na coleção uma viatura diferencia do Exército Brasileiro.
 
Para conferir o modelo finalizado visite o Blog Armas Nacionais, Clique Aqui