sábado, 6 de outubro de 2012

AMODEL - D.H.60M GIPSY MOTH

O Modelo :
Disponível no mercado desde 2008 , atualmente esta é a única opção para representarmos esta venerável aeronave, o fabricante "Amodel" que tem tradição em modelos na escala 1/72 , conseguiu constituir um conjunto interessante neste kit, sendo injetado em estireno na cor cinza, contando com 74 peças dispostas em seis arvores. Vale destacar que a exemplo de outros fabricantes do leste europeu, a qualidade do material é questionável exigindo do modelista paciência e habilidade.
Mantendo as características simplistas dos biplanos da década de 1920, o modelo apresenta um interior espartano constando no cockpit dos assentos, painéis de instrumentos e controles de vôo básicos, moldado no interior das laterais das fuselagens temos a representação da estrutura de construção da aeronave bem como esboços de mais controles, fica ainda a cargo do modelista incrementar em scratch ainda mais o detalhamento do interior da cabine de comando.
Apesar de não possuir o grupo motriz completo, o modelo permite expor a parte superior do motor detalhes do topo dos cilindros, exaustores e escapamento, salientando que para representar as versões operadas pela Aviação Militar e Aviação Naval ( DH-60T ), é necessário alterar a disposição deste sistema, tarefa que pode ser facilmente executada com peças extras do próprio modelo.
Um desafio a parte é a fixação das asas superiores , pois diferente de outros modelos de biplanos este setor vem tripartido sendo necessário unir os suportes do tanque de combustível as duas asas , e neste ponto a ausência de gabaritos bem definidos gera uma grande demanda de ensaios. Finalizando o fabricante disponibiliza duas versões de conjunto do trem de pouso, para se retratar a versão empregada em nosso país, deve-se utilizar a segunda opção.

Instruções :

Seis páginas bem detalhadas englobando em inglês um breve histórico do aeronaves contemplam em 11 etapas de montagem bem como guias para padronização de opções de pintura e decais.
Decais :

O modelo dispõe de um set bem impresso, porém seu conteúdo não serve para a representação das versões nacionais, devendo fazer uso somente dos itens de número "2" que representam o emblema da série de aeronaves "Moths" do fabricante inglês " De Havilland".

Conclusões:
Em resumo podemos concluir que se trata de uma boa opção (alias a única ) para se ter na prateleira uma "avis rara" desta, infelizmente as lojas nacionais raramente importam modelos deste fabricante , então deve-se recorrer ao Ebay ou lojas estrangeiras, onde o mesmo pode ser encontrado na faixa de USD $ 20,00.

  Para conferir o modelo finalizado, visite o Blog Armas Nacionais, Acesse aqui