terça-feira, 9 de outubro de 2012

Hasegawa - Gates Learjet 35A

O Modelo :
Trata-se de um antigo molde, possuindo desta maneira a maioria das linhas em alto relevo, possui um total de 55 peças injetadas em estireno branco de alta qualidade com injeção de alta pressão apresentando um padrão compatível com o renome deste fabricante, as superfíces das peças são lisas e livres de imperfeições. As transpar~encias ( 04 peças ) estão dispostas em duas grades com tonalidade tipo "fumê".
Como ponto positivo, este kit dispõe de interior completo com seis assentos de passageiros, armarios internos, e cabine de comando amplamente detalhada, oferecendo ainda a possibilidade de deixar a porta de acesso aberta o que evidentemente valoriza estes detalhes após a montagem.
De montagem rápida e eficiente ( devido ao nível de encaixe dos componentes ), trata-se de uma excelente opção para representar sem alterações os VU-35 da Força Aérea Brasileira, bastando apenas a inclusão de duas antenas de comunicação sendo uma na parte superior da fuselagem e outra na inferior.
Este modelo proporciona ainda a montagem da versão de reconhecimento R-35 e R-35AM, bastando para isto proceder alterações mais complexas em scratch , características estas que abordaremos e outro artigo.
Instruções :
A página inicial apresenta um histórico completo da aeronaves nos idomas inglês e japonês e mapa das peças nas grades, todo o processo de montagem composto por seis etapas em vista explodida. Para as versões originais existem orientações básicas de pintura que não serão empregadas no caso de representação da versão da FAB.
Decais :
O modelo vem com duas folhas de decalques, uma dela de numerais de série e a outra contendo marcações das versões civis, apesar de bem impressos a qualidade da aplicação é questionável face a idade de impressão.
Conclusões :
Apesar de existirem outros kits desta aeronave na escala 1/48 ( Testors, ICM e Minicraft ), o Hasegawa é o unico que perfaz a versão nacional com mínimo esforço de conversão e além do mais as qualidades descritas acima o classificam como a melhor opção, apesar de pertencer a um lote antigo ainda são facilmente encontrados em lojas especializadas ou mesmo no E-Bay ao custo médio de USD 45,00.
Vale ainda lembrar que recentemente a Revell relançou este modelo fazendo uso dos moldes originais da Hasegawa, aumento assim a oferta deste tipo no mercado.
Para conferir o modelo finalizado, visite o blog Armas Nacionais - Clique Aqui